ExcelentĆ­ssimo(a) Senhor(a) Doutor(a) Juiz(a) Eleitoral da ___ Zona Eleitoral do Estado de ___





Processo nĀŗ: (se houver)


REQUERENTE/IMPUGNANTE: (nome completo), (qualificação completa: nacionalidade, estado civil, profissão, CPF, RG, endereço)

REQUERIDO: (nome completo ou partido/candidato), (qualificação completa)


AƇƃO DE PRESTAƇƃO DE
CONTAS COM IMPUGNAƇƃO


(com fundamento nos arts. 30 e seguintes da Lei nº 9.504/97 e normas do TSE aplicÔveis)


I – DOS FATOS

O Requerido apresentou prestação de contas referente à campanha eleitoral/partidÔria no prazo legal.

Todavia, ao analisar os documentos apresentados, o Requerente constatou diversas irregularidades que comprometem a transparĆŖncia e a regularidade das contas.

Dentre as inconsistĆŖncias verificadas, destacam-se:

Omissão de receitas;
Despesas não comprovadas ou sem documentação idÓnea;
Divergência entre valores declarados e movimentação bancÔria;
Possível utilização de recursos de origem não identificada.

Tais irregularidades evidenciam vícios graves que impedem a aprovação das contas.


II – DO DIREITO

Nos termos da legislação eleitoral, a prestação de contas deve refletir fielmente a movimentação financeira da campanha/atividade partidÔria.

A Lei nº 9.504/97 e as resoluções do Tribunal Superior Eleitoral estabelecem a obrigatoriedade de transparência, rastreabilidade e regularidade dos recursos utilizados.

A ausência de comprovação adequada de receitas e despesas configura irregularidade insanÔvel, podendo ensejar:

Desaprovação das contas;
Aplicação de sanções legais;
Devolução de valores ao erÔrio, quando for o caso.

Além disso, a jurisprudência do TSE é pacífica no sentido de que irregularidades graves comprometem a confiabilidade das contas.


III – DA IMPUGNAƇƃO

Diante das irregularidades apontadas, o Requerente impugna formalmente a prestação de contas apresentada pelo Requerido, requerendo sua anÔlise detalhada por este Juízo.

Requer, ainda, que sejam intimados o Ministério Público Eleitoral e o prestador de contas para manifestação.


IV – DOS PEDIDOS

Diante do exposto, requer:

O recebimento da presente impugnação;
A intimação do Requerido para apresentar esclarecimentos e documentos complementares;
A oitiva do Ministério Público Eleitoral;
Ao final, a DESAPROVAƇƃO DAS CONTAS, diante das irregularidades apontadas;
A aplicação das sanções cabíveis, nos termos da legislação eleitoral;
Caso necessÔrio, a determinação de devolução de valores ao erÔrio.


V – DAS PROVAS

Protesta provar o alegado por todos os meios de prova em direito admitidos, especialmente prova documental.


VI – DO VALOR DA CAUSA

DĆ”-se Ć  causa o valor de R$ ___ (meramente estimativo).





Termos em que,
Pede deferimento.




[Local], [data].

[Nome do Advogado]
OAB/[UF] nĀŗ [___]

 


Editor ResponsĆ”vel: Professor Izio Masetti