NÍVEL DE DIFICULDADE: ALTO(  ) MÉDIO(X) BAIXO(  )
01) Com relação ao inquérito policial, assinale a opção correta. 
A) É indispensável a assistência de advogado ao indiciado, devendo ser observadas as garantias constitucionais do contraditório e da ampla defesa. 
B) A instauração de inquérito policial é dispensável caso a acusação possua elementos suficientes para a propositura da ação penal. 
C) Trata-se de procedimento escrito, inquisitivo, sigiloso, informativo e disponível. 
D) A interceptação telefônica poderá ser determinada pela autoridade policial, no curso da investigação, de forma motivada e observados os requisitos legais.

NÍVEL DE DIFICULDADE: ALTO(  ) MÉDIO(X) BAIXO(  )
02) Extingue a punibilidade do agente 
A) a decadência, nos crimes de ação penal privada e pública incondicionada. 
B) a renúncia, nos crimes de ação penal privada subsidiária da pública. 
C) a perempção, nos crimes de ação penal privada. 
D) o perdão, nos crimes de ação penal pública condicionada à representação.

NÍVEL DE DIFICULDADE: ALTO(  ) MÉDIO(X) BAIXO(  )
03) Assinale a opção correta acerca da citação.   
A) São formas de citação do réu no processo penal e no civil: por mandado, por edital e por hora certa. 
B) O processo e o curso do prazo prescricional ficarão suspensos no caso do réu que, citado por edital, não comparecer ao interrogatório nem constituir advogado. 
C) O processo prosseguirá sem a presença do réu que se oculta para não ser citado, desde que certificado pelo oficial de justiça. 
D) Nos processos penal e civil, é efeito da citação válida a interrupção da prescrição.

NÍVEL DE DIFICULDADE: ALTO(  ) MÉDIO(X) BAIXO(  )
04) Assinale a opção correta no que se refere a procedimentos e nulidades. 
A) No procedimento do juiz singular, após a oitiva das testemunhas, é aberto prazo para a apresentação das alegações finais. 
B) A apresentação de defesa prévia ou de alegações preliminares é mera faculdade processual, mas a falta de concessão de prazo gera nulidade. 
C) O interrogatório do réu é ato privativo do juiz, sendo dispensável a presença de defensor. 
D) A defesa deficiente gera nulidade absoluta, sendo presumido o prejuízo.

NÍVEL DE DIFICULDADE: ALTO(  ) MÉDIO(X) BAIXO(  )
05) Com relação a recursos, assinale a opção correta.
A) O recurso em sentido estrito será declarado deserto caso o réu fuja após haver recorrido. 
B) No julgamento de apelação de decisão do tribunal do júri em que a sentença seja contrária à decisão dos jurados, o tribunal ad quem deve determinar que o réu seja submetido a novo júri, em respeito à soberania dos veredictos.
C) No julgamento de apelação de decisão do tribunal do júri em que a decisão dos jurados seja manifestamente contrária à prova dos autos, o tribunal ad quem deve determinar que o réu seja submetido a novo júri, em respeito à soberania dos veredictos.  
D) Na apelação das decisões proferidas por juiz singular, admite-se o juízo de retratação.

NÍVEL DE DIFICULDADE: ALTO(X) MÉDIO(  ) BAIXO(  )
06) A respeito da prescrição, assinale a opção correta. 
A) Nas infrações permanentes, assim como na bigamia e na falsificação, a prescrição da pretensão punitiva começa a correr a partir do primeiro dia em que o crime ocorreu. 
B) No caso de o condenado evadir-se, a prescrição da pretensão executória deve ser regulada pelo tempo que resta da pena. 
C) A prescrição começa a correr a partir do dia em que transita em julgado, para a defesa, a sentença condenatória. 
D) O curso da prescrição interrompe-se pelo oferecimento da denúncia e pela sentença condenatória ou absolutória recorrível.

NÍVEL DE DIFICULDADE: ALTO(  ) MÉDIO(X) BAIXO(  )
07) Acerca do julgamento de recursos, assinale a opção correta. 
A) Não haverá revisão dos processos findos, quando a sentença condenatória for contrária ao texto expresso da Lei Penal ou à evidência dos autos. 
B) Os recursos extraordinários e especiais têm efeito suspensivo. 
C) No julgamento das apelações, poderá o tribunal, câmara ou turma proceder a novo interrogatório do acusado, reinquirir testemunhas ou determinar outras diligências. 
D) A apelação suspende a execução da medida de segurança aplicada provisoriamente.

NÍVEL DE DIFICULDADE: ALTO(X) MÉDIO(  ) BAIXO(  )
08) Em relação à delimitação da competência no processo penal, às prerrogativas de função e ao foro especial, assinale a opção correta. 
A) O militar que, no exercício da função, pratica crime doloso contra a vida de um civil deve ser processado perante a justiça militar. 
B) Membro do Ministério Público estadual que pratica crime doloso contra a vida deve ser processado perante o tribunal do júri e, não, no foro por prerrogativa de função ou especial, visto que a competência do tribunal do júri está expressa na Constituição Federal.
C) No caso de conexão entre um crime comum e um crime eleitoral, este deve ser processado perante a justiça eleitoral e aquele, perante a justiça estadual, visto que, no concurso de jurisdições de diversas categorias, ocorre a separação dos processos.
D) Não viola a garantia do juiz natural a atração por continência do processo do co-réu ao foro especial do outro denunciado, razão pela qual um advogado e um juiz de direito que pratiquem crime contra o patrimônio devem ser processados perante o tribunal de justiça.

NÍVEL DE DIFICULDADE: ALTO(X) MÉDIO(  ) BAIXO(  )
09) O inquérito é um procedimento investigativo que pode ser realizado pela polícia judiciária ou por outras autoridades. Nesse contexto, assinale a opção correta acerca dos inquéritos.
A) Quando, no curso das investigações, surgir indício da prática de infração penal por parte de membro da magistratura, após a conclusão do inquérito, a denúncia deve ser remetida ao tribunal ou órgão especial competente para o julgamento.
B) O inquérito judicial ocorre nos casos das infrações falimentares e deve ser presidido pelo juiz de direito da vara em que esteja tramitando o processo de falência. 
C) As comissões parlamentares de inquérito têm poderes de investigação próprios das autoridades judiciais para a apuração de fato determinado e por prazo certo, sendo suas conclusões encaminhadas à respectiva mesa do Senado ou da Câmara para promover a responsabilidade civil e criminal. 
D) O poder de polícia da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, em caso de crime cometido nas suas dependências, compreende a prisão em flagrante do agente e a realização do inquérito.

NÍVEL DE DIFICULDADE: ALTO(X) MÉDIO(  ) BAIXO(  )
10) Acerca do princípio da inocência, assinale a opção correta. 
A) O juiz deve ter plena convicção de que o acusado é responsável pelo delito, bastando a dúvida a respeito da sua culpa para absolvê-lo. 
B) O réu tem o dever de provar sua inocência e cabe ao acusador apresentar indícios de autoria e materialidade. 
C) Com a decisão de pronúncia, que reconhece a existência de crime e indícios de autoria, o nome do réu pode ser incluído no rol dos culpados. 
D) A restrição à liberdade do acusado antes da sentença definitiva deve ser admitida sempre que se verificar o fumus boni iuris, independentemente da existência de periculum in mora.
  
GABARITO DO SIMULADO 45
01)  B       06)  B  
02)  C       07)  C
03)  B       08)  D
04)  B       09)  D
05)  C       10)  A
  
 
 Simulado de Processo Penal para a 1ª fase do Exame de Ordem - Simulado 01