ExcelentĂssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ___ Vara CĂvel da Comarca de [cidade/UF]
Processo nÂș: [nĂșmero]
Exequente: [nome]
Executado: [nome]
PEDIDO DE TUTELA
DE URGĂNCIA
[NOME DO EXEQUENTE], jĂĄ qualificado nos autos em epĂgrafe, por seu advogado infra-assinado, vem, respeitosamente, Ă presença de Vossa ExcelĂȘncia, com fundamento nos arts. 297, 300, 797 e 805 do CPC, requerer a concessĂŁo de tutela de urgĂȘncia no Ăąmbito da execução, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos:
I – DOS FATOS
O Exequente promove a presente execução em face do Executado, visando a satisfação do crédito no valor de R$ [valor], conforme demonstrado nos autos.
Ocorre que hå fundado receio de frustração da execução, tendo em vista que o Executado:
[Exemplo: vem dilapidando seu patrimĂŽnio];
[Exemplo: transferiu bens a terceiros];
[Exemplo: nĂŁo possui bens facilmente localizĂĄveis];
[Exemplo: demonstra resistĂȘncia reiterada ao cumprimento da obrigação].
Tal cenĂĄrio evidencia o risco concreto de ineficĂĄcia do provimento jurisdicional final.
II – DO DIREITO
Nos termos do art. 300 do CPC, a tutela de urgĂȘncia serĂĄ concedida quando houver probabilidade do direito e perigo de dano ou risco ao resultado Ăștil do processo.
No caso em tela:
Probabilidade do direito: decorre do prĂłprio tĂtulo executivo (judicial/extrajudicial), que goza de presunção de certeza, liquidez e exigibilidade;
Perigo de dano: consubstancia-se no risco de dilapidação patrimonial do Executado, o que poderå inviabilizar a satisfação do crédito.
O art. 297 do CPC autoriza o JuĂzo a determinar medidas indutivas, coercitivas, mandamentais ou sub-rogatĂłrias, aptas a assegurar o cumprimento da ordem judicial.
AlĂ©m disso, o art. 797 consagra o princĂpio de que a execução se realiza no interesse do credor, enquanto o art. 805 deve ser interpretado de forma a nĂŁo inviabilizar a efetividade da execução.
III – DA MEDIDA URGENTE REQUERIDA
Diante do exposto, requer-se a concessĂŁo de tutela de urgĂȘncia para:
Determinar, liminarmente e sem a oitiva da parte contrĂĄria, a:
( ) bloqueio de ativos financeiros via SISBAJUD;
( ) restrição de veĂculos via RENAJUD;
( ) indisponibilidade de bens imĂłveis via CNIB;
( ) protesto do tĂtulo executivo;
( ) inscrição do nome do Executado em cadastros de inadimplentes;
( ) outras medidas adequadas: [especificar].
Tais medidas sĂŁo necessĂĄrias para assegurar a efetividade da execução e evitar prejuĂzo irreparĂĄvel ao Exequente.
IV – DA REVERSIBILIDADE DA MEDIDA
A medida pretendida Ă© plenamente reversĂvel, podendo ser levantada caso se demonstre indevida ou excessiva, nĂŁo havendo risco de irreversibilidade.
V – DOS PEDIDOS
Diante do exposto, requer:
A concessĂŁo da tutela de urgĂȘncia, nos termos acima especificados;
A dispensa da oitiva prévia do Executado (inaudita altera parte), diante do risco de ineficåcia da medida;
A posterior intimação do Executado para ciĂȘncia e eventual manifestação;
O prosseguimento regular da execução.
Termos em que,
Pede deferimento.
[Cidade], ___ de __________ de _____.
[Nome do Advogado]
OAB/___ nÂș _______

