EXCELENTƍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA ___ VARA DE FAMƍLIA DA COMARCA DE __________






[NOME DO AUTOR], menor impúbere, neste ato representado por sua genitora [NOME DA MÃE], nacionalidade, estado civil, profissão, portadora do RG nº ___ e CPF nº ___, residente e domiciliada à __________, por intermédio de seu advogado (procuração anexa), com escritório profissional à __________, onde recebe intimações, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento nos arts. 1.596 e seguintes do Código Civil e Lei nº 8.560/92, propor a presente:



AƇƃO DE INVESTIGAƇƃO DE PATERNIDADE
C/C PEDIDO DE ALIMENTOS

em face de [NOME DO RƉU], nacionalidade, estado civil, profissĆ£o, portador do RG nĀŗ ___ e CPF nĀŗ ___, residente e domiciliado Ć  __________, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos:


I – DOS FATOS

A genitora do autor manteve relacionamento amoroso com o réu no período de ______, do qual resultou a concepção do autor, nascido em //.

Durante a gestação e após o nascimento, o réu tinha ciência da possível paternidade, porém jamais reconheceu espontaneamente o vínculo, recusando-se inclusive a prestar qualquer assistência material ou afetiva ao menor.

Dessa forma, não restou alternativa senão recorrer ao JudiciÔrio para ver reconhecido o direito do autor à sua filiação.


II – DO DIREITO

A Constituição Federal assegura a igualdade entre os filhos, proibindo qualquer discriminação (art. 227, §6Āŗ).

Nos termos do Código Civil, o reconhecimento da paternidade é direito personalíssimo, indisponível e imprescritível.

A Lei nº 8.560/92 regula a investigação de paternidade dos filhos havidos fora do casamento, sendo plenamente cabível a presente demanda.

A prova pericial por exame de DNA constitui meio eficaz e seguro para comprovação da paternidade.


III – DOS ALIMENTOS

O autor necessita de alimentos para sua subsistência, compreendendo alimentação, saúde, educação, vestuÔrio e lazer.

O réu possui condições financeiras de contribuir, razão pela qual requer a fixação de alimentos provisórios, nos termos do art. 4º da Lei nº 5.478/68.


IV – DOS PEDIDOS

Diante do exposto, requer:

a) A concessão dos benefícios da justiça gratuita (se for o caso);

b) A citação do réu para contestar a presente ação, sob pena de revelia;

c) A realização de exame de DNA, às expensas do réu ou pelo Estado, se necessÔrio;

d) A fixação de alimentos provisórios em valor a ser arbitrado por Vossa Excelência;

e) Ao final, seja julgada procedente a ação para:

Declarar a paternidade do réu em relação ao autor;
Determinar a averbação no registro civil do autor;
Confirmar os alimentos em carƔter definitivo;

f) A condenação do réu ao pagamento das custas processuais e honorÔrios advocatícios.


V – DAS PROVAS

Protesta por todos os meios de prova em direito admitidos, especialmente prova pericial (DNA), testemunhal e documental.


VI – DO VALOR DA CAUSA

DĆ”-se Ć  causa o valor de R$ __________. 




Termos em que,
Pede deferimento.




[Local], [data].

[Nome do Advogado]
OAB/[UF] nĀŗ [___]

 

Editor ResponsĆ”vel: Professor Izio Masetti