NÍVEL DE DIFICULDADE: ALTO(  ) MÉDIO(  ) BAIXO(X)

01) No que diz respeito à responsabilidade extracontratual do Estado, assinale a assertiva correta.

A) As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão somente pelos danos materiais que seus agentes, nessa qualidade, causarem ao Estado, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.

B) O Estado tem o dever de indenizar somente as perdas e danos materiais sofridos por terceiros em virtude de ação ou omissão imputável aos agentes estatais.

C) As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos têm o dever de indenizar terceiros por perdas e danos materiais e por danos morais em decorrência da ação ou omissão de seus agentes, havendo a possibilidade de promoção da ação de regresso contra o responsável, quando este agir com dolo ou culpa.

D) Os elementos que configuram a responsabilidade extracontratual do Estado são: a consumação de um dano material sofrido por terceiro; a existência de uma ação imputável exclusivamente ao Estado; e a relação de causalidade entre a ação ou omissão de terceiro e o resultado danoso.

  

NÍVEL DE DIFICULDADE: ALTO(  ) MÉDIO(  ) BAIXO(X)

02) A correta interpretação da Lei no 8.429/1992, que dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos no caso de improbidade administrativa, permite concluir que

A) são consideradas ações e omissões de improbidade as que violem as noções de honestidade e imparcialidade.

B) não são consideradas ações e omissões de improbidade as que atentem contra os princípios da Administração Pública.

C) a improbidade administrativa ocorre apenas naquelas hipóteses de enriquecimento ilícito.

D) as hipóteses previstas nos artigos 9o, 10 e 11 devem ser interpretadas de maneira restritiva.

  

NÍVEL DE DIFICULDADE: ALTO(  ) MÉDIO(  ) BAIXO(X)

03) Por ocasião da edição dos atos administrativos, o conteúdo jurídico do princípio da razoabilidade permite concluir que o agente da Administração Pública

A) possui certa margem de liberdade para a escolha da opção mais adequada.

B) encontra-se totalmente afastado dos limites legais.

C) encontra-se totalmente vinculado à lei.

D) está autorizado a desconsiderar os demais princípios aplicáveis ao Direito Administrativo.

  

NÍVEL DE DIFICULDADE: ALTO(  ) MÉDIO(X) BAIXO(  )

04) No que pertine a licitações administrativas, nos termos da Lei no 8.666/1993, assinale a assertiva incorreta.

A) O convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 pela unidade administrativa, a qual afixar á, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 horas da apresentação das propostas.

B) O pregão, introduzido pela Lei no 10.520/2002, trouxe como especial distinção em relação às demais modalidades licitatórias a inversão das fases de julgamento da habilitação e proposta, tornando mais célere seu processamento.

C) É facultada à comissão ou autoridade superior, em qualquer fase da licitação, a promoção de diligência destinada a esclarecer ou a complementar a instru- ção do processo, o que possibilita a inclusão posterior de documento ou informação que deveria constar originariamente da proposta.

D) A investidura dos membros das comissões permanentes de licitação não excederá a 1 ano, vedada a recondução da totalidade de seus membros para a mesma comissão no período subseqüente.

  

NÍVEL DE DIFICULDADE: ALTO(  ) MÉDIO(  ) BAIXO(X)

05) O Município possui um prédio onde funciona a Secretaria de Educação, o qual, para continuar servindo a esta finalidade pública, precisa passar por uma reforma estrutural. Verificou-se que a reforma será mais onerosa para o Poder Público do que a aquisição ou a construção de um novo prédio. Assim, deseja o Prefeito alienar o imóvel para adquirir ou construir outro bem que atenda às necessidades da Administração. Considerando que os bens públicos são classificados em de uso comum, de uso especial e dominicais, poderá o prédio da Secretaria ser alienado?

A) Não, por se tratar de um bem dominical afetado.

B) Sim, por se tratar de um bem de uso especial, desde que lei municipal estabeleça sua afetação.

C) Não, em hipótese alguma, por se tratar de bem afetado a uma finalidade pública, não existindo alternativa jurídica que possibilite sua alienação.

D) Sim, por se tratar de bem de uso especial, podendo ser desafetado mediante lei, o que possibilitará sua alienação.

  

NÍVEL DE DIFICULDADE: ALTO(  ) MÉDIO(X) BAIXO(  )

06) Em concurso público, a lista final com os candidatos aprovados e classificados foi publicada com erros, constando nomes de candidatos reprovados. Decorridos alguns meses após a nomeação e a entrada em exercício de todos os nomeados, a Administração descobriu o erro e, imediatamente, tornou sem efeito as nomeações, anulando o concurso público, sem dar conhecimento prévio aos referidos servidores. Em relação à análise legal, este procedimento

A) está incorreto, pois a Administração pode revogar seus atos, a qualquer tempo, por ilegalidade.

B) está incorreto, por ferir o princípio da ampla defesa dos servidores nomeados.

C) está incorreto, visto que, por se tratar de procedimento de concurso público, a anulação só poderia ocorrer antes da homologação do concurso e da nomeação dos candidatos aprovados.

D) está correto, visto que os servidores não eram estáveis.

  

NÍVEL DE DIFICULDADE: ALTO(  ) MÉDIO(  ) BAIXO(X)

07) Acerca do controle dos atos administrativos, assinale a opção correta.

A) O Poder Judiciário pode revogar ato administrativo.

B) O Poder Judiciário pode anular ato administrativo, com base nos critérios de conveniência e oportunidade.

C) O Poder Executivo pode anular ato administrativo ilegal a qualquer tempo.

D) A anulação de ato administrativo ilegal pela própria administração terá efeitos ex tunc.

  

NÍVEL DE DIFICULDADE: ALTO(  ) MÉDIO(  ) BAIXO(X)

08) Acerca da intervenção do Estado no domínio econômico, assinale a opção correta.

A) O tombamento não é o meio adequado para a defesa do patrimônio histórico ou artístico nacional.

B) A servidão administrativa tem natureza jurídica de direito pessoal e não é necessário ser objeto de registro público.

C) As limitações administrativas, em regra, não são indenizáveis, já que são determinações de caráter geral.

D) Na desapropriação por interesse social para fins de reforma agrária, a terra nua e as benfeitorias úteis e necessárias serão indenizadas por meio de títulos da dívida agrária.

  

NÍVEL DE DIFICULDADE: ALTO(  ) MÉDIO(X) BAIXO(  )

09) No que se refere às licitações, assinale a opção correta.

A) Na modalidade pregão, os autores das cinco melhores propostas têm a possibilidade imediata de fazerem novos lances verbais e sucessivos, de forma a possibilitar a obtenção da proposta mais vantajosa.

B) Adjudicação é o ato pelo qual a administração, por intermédio da autoridade competente, atribui ao vencedor do certame a atividade (obra, serviço ou compra) que constitui o objeto da futura contratação.

C) A inexigibilidade de licitação ocorre nas hipóteses expressamente previstas em lei.

D) Ocorre dispensa de licitação na hipótese de contratação de serviços telefônicos prestados pelas concessionárias de serviço público.

  

NÍVEL DE DIFICULDADE: ALTO(X) MÉDIO(  ) BAIXO(  )

10) Acerca dos contratos administrativos e dos serviços públicos, assinale a opção correta.

A) Os contratos administrativos não se diferenciam dos chamados contratos privados que são firmados pela administração.

B) Os contratos administrativos de concessão de serviços públicos podem ser objeto de solução de controvérsias por meio do instituto da arbitragem.

C) A concessão administrativa, no âmbito das parcerias públicoprivadas, não exige a formação de sociedade de propósito específico, antes da celebração do contrato.

D) Conforme entendimento prevalecente no âmbito do STJ, os serviços de energia elétrica são considerados essenciais e, portanto, insuscetíveis de suspensão do seu fornecimento por motivo de inadimplência no pagamento da respectiva conta.

  

GABARITO DO SIMULADO  17

01) C         06) B

02) A         07) D

03) A         08) C

04) C         09) B

05) D         10) B

 


 Simulado de Direito Administrativo para a 1ª fase do Exame de Ordem - Simulado 01