NÍVEL DE DIFICULDADE: ALTO(  ) MÉDIO(  ) BAIXO(X)

01) No julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade no 1.158, o Supremo Tribunal Federal declarou a inconstitucionalidade de lei do Estado do Amazonas que concedeu gratificação de férias correspondente a 1/3 (um terço) da remuneração mensal a servidor inativo. A decisão em questão, que identificou a concessão de “... determinada vantagem pecuniária cuja razão de ser se revela absolutamente destituída de causa” aplicou:

A) o princípio constitucional da eficiência;

B) o princípio constitucional implícito da razoabilidade;

C) a cláusula pétrea;

D) os princípios constitucionais sensíveis.

  

NÍVEL DE DIFICULDADE: ALTO(  ) MÉDIO(  ) BAIXO(X)

02) Entende-se por regime jurídico-administrativo:

A) a adoção de um código administrativo de caráter nacional;

B) o ramo do direito público que tem por objeto os órgãos, agentes e pessoas jurídicas integrantes da Administração Pública;

C) o conjunto de prerrogativas, não conhecidos no âmbito do direito privado, que conferem posição privilegiada à Administração Pública;

D) o sistema lógico-jurídico coerente em torno de princípios peculiares relacionados com a supremacia do interesse público sobre o privado e a indisponibilidade, pela Administração, dos interesses públicos.

  

NÍVEL DE DIFICULDADE: ALTO(  ) MÉDIO(  ) BAIXO(X)

03) Assinale a assertiva correta:

A) a definição de uma determinada atividade como serviço público, podendo ser exercida diretamente pelo Estado ou por delegados, depende de ato administrativo da autoridade competente;

B) o fundamento do poder de polícia está assentado na predominância jurídica do interesse público sobre o interesse privado, assim admite-se a autoexecutoriedade de medidas de polícia em casos de urgência;

C) a intervenção na propriedade privada é matéria estranha ao direito administrativo em função do princípio constitucional da livre iniciativa;

D) uma das formas de manifestação do princípio do devido processo legal consiste na aplicação da figura da “verdade sabida”, quando a autoridade competente promove a aplicação de penalidade disciplinar por ter conhecimento pessoal e direto da infração cometida.

  

NÍVEL DE DIFICULDADE: ALTO(  ) MÉDIO(X) BAIXO(  )

04) A influência mais significativa sobre o direito administrativo brasileiro foi exercida pelo direito:

A) inglês;

B) americano;

C) francês;

D) alemão.

  

NÍVEL DE DIFICULDADE: ALTO(  ) MÉDIO(  ) BAIXO(X)

05) Considerando os princípios da administração pública, assinale a opção correta.

A) O ato imoral não pode ser anulado por meio de ação popular, já que esta pressupõe lesividade econômica, não se estendendo ao dano moral.

B) Com base no princípio da segurança jurídica, o ordenamento jurídico em vigor veda, no âmbito da União, a aplicação retroativa de nova interpretação jurídica dada pela administração ao mesmo dispositivo legal.

C) Com base no princípio da supremacia do interesse público sobre o privado, é lícito ao Estado desapropriar qualquer bem particular, sem que haja prévia e justa indenização.

D) O princípio da razoável duração do processo, inserido na Constituição por emenda, não se estende, pelo menos expressamente, aos processos administrativos.

  

NÍVEL DE DIFICULDADE: ALTO(X) MÉDIO(  ) BAIXO(  )

06) Assinale a opção correta quanto aos poderes e deveres dos administradores públicos.

A) O poder de delegação e o de avocação decorrem do poder hierárquico.

B) A possibilidade de o chefe do Poder Executivo emitir decretos regulamentares com vistas a regular uma lei penal deriva do poder de polícia.

C) O poder discricionário não comporta nenhuma possibilidade de controle por parte do Poder Judiciário.

D) O poder regulamentar é exercido apenas por meio de decreto.

  

NÍVEL DE DIFICULDADE: ALTO(X) MÉDIO(  ) BAIXO(  )

07) Acerca da organização administrativa, assinale a opção correta.

A) A distribuição de competências entre órgãos de uma mesma pessoa jurídica de direito público denomina-se descentralização.

B) Denomina-se, doutrinariamente, autarquia a pessoa jurídica de direito público, criada por lei, com capacidade de auto-administração para o desempenho de serviço público descentralizado, mediante controle administrativo exercido nos limites da lei.

C) As organizações sociais integram a administração indireta.

D) Os consórcios públicos, com personalidade jurídica de direito público, não integram a administração indireta dos entes federados consorciados.

  

NÍVEL DE DIFICULDADE: ALTO(  ) MÉDIO(X) BAIXO(  )

08) Assinale a opção correta com relação aos agentes públicos.

A) A regra do concurso público é exigida para toda forma de provimento originário em cargos públicos.

B) O limite de idade para inscrição em concurso público legitima-se quando possa ser justificado pela natureza das atribuições do cargo.

C) A acumulação ilegal de cargos não ocorre na hipótese de um servidor público federal ocupar dois cargos efetivos de professor com 40 horas semanais de trabalho cada um.

D) Os servidores públicos federais detentores exclusivamente de cargo em comissão integram o regime próprio de previdência social.

  

NÍVEL DE DIFICULDADE: ALTO(X) MÉDIO(  ) BAIXO(  )

09) Quanto aos bens públicos, assinale a opção correta.

A) Um veículo oficial inservível, estacionado no pátio de uma repartição, continua afetado ao serviço público.

B) As terras devolutas são bens de uso especial, pois são indispensáveis à defesa das fronteiras, das fortificações e construções militares.

C) As ilhas costeiras podem ser da União, dos estados, dos municípios ou mesmo de particulares.

D) Todos os imóveis localizados na faixa de fronteira de 150 km de largura, conforme o texto constitucional, são bens da União.

  

NÍVEL DE DIFICULDADE: ALTO(  ) MÉDIO(X) BAIXO(  )

10) Considerando a responsabilidade civil do Estado e o controle judicial, assinale a opção correta.

A) Conforme entendimento do STF, a responsabilidade do Estado por atos omissivos e comissivos de seus agentes será sempre objetiva.

B) A responsabilidade objetiva das concessionárias do serviço público, segundo o STF, alcança os não-usuários do serviço público.

C) A ação de responsabilidade objetiva, com fundamento na Constituição da República, não pode ser proposta contra o servidor causador do dano, conforme entendimento do STF.

D) Na ação de responsabilidade objetiva do Estado, conforme entendimento predominante no STJ, será obrigatória a denunciação à lide do servidor causador do dano.

  

GABARITO DO SIMULADO  16

01) B         06) A

02) D         07) B

03) B         08) B

04) C         09) C

05) B         10) C

 


 Simulado de Direito Administrativo para a 1ª fase do Exame de Ordem - Simulado 01