Excelentíssimo(a) Senhor(a) Doutor(a) Juiz(a) de Direito da ___ Vara Cível da Comarca de [cidade/UF]
[NOME DO AUTOR],
[nacionalidade], [estado civil], [profissão], portador do RG nº [] e CPF nº [], residente e domiciliado à [endereço completo], por seu advogado (procuração anexa), vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento nos arts. 560 e seguintes do CPC, propor a presente:
**AÇÃO DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE
COM PEDIDO LIMINAR**
em face de:
[NOME DO RÉU],
[nacionalidade], [estado civil], [profissão], portador do RG nº [] e CPF nº [], residente e domiciliado à [endereço completo], pelos fatos e fundamentos a seguir expostos:
I – DOS FATOS
O Autor é legítimo possuidor do imóvel localizado à [endereço completo], exercendo posse mansa, pacífica e contínua há [tempo].
Ocorre que, em [data], o Réu praticou esbulho possessório, invadindo o imóvel sem autorização e dele expulsando o Autor, passando a exercer a posse de forma injusta.
Desde então, o Autor encontra-se privado da posse do bem, sofrendo prejuízos de ordem material e moral.
II – DO DIREITO
Nos termos do art. 560 do CPC:
“O possuidor tem direito a ser mantido na posse em caso de turbação e reintegrado no caso de esbulho.”
Para a concessão da reintegração, exige-se a demonstração de:
Posse anterior do Autor ✔
Esbulho praticado pelo Réu ✔
Data do esbulho ✔
Perda da posse ✔
Todos os requisitos encontram-se devidamente comprovados por meio dos documentos anexos.
III – DO PEDIDO LIMINAR
Nos termos do art. 562 do CPC, requer a concessão de liminar inaudita altera pars, para determinar a imediata reintegração do Autor na posse do imóvel, expedindo-se mandado com reforço policial, se necessário.
A urgência se justifica diante da privação indevida da posse e do risco de agravamento dos prejuízos.
IV – DOS PEDIDOS
Diante do exposto, requer:
a) A concessão da liminar de reintegração de posse;
b) A citação do Réu para contestar, sob pena de revelia;
c) Ao final, a confirmação da liminar, tornando-a definitiva;
d) A condenação do Réu ao pagamento de custas e honorários advocatícios;
e) Caso necessário, a condenação em perdas e danos.
V – DAS PROVAS
Protesta provar o alegado por todos os meios admitidos em direito, especialmente prova documental, testemunhal e pericial.
VI – DO VALOR DA CAUSA
Dá-se à causa o valor de R$ [valor].
**Termos em que,
Pede deferimento.**
[Cidade], [data]
[Nome do Advogado]
OAB/[UF] nº [___]
Site: Portal Comunicação Jurídica
Fonte da postagem: comunicacaojuridica.com.br
Editor responsável: Professor Izio Masetti

.png)