O Procon Alece celebrou 24 anos nesta quarta-feira (10/12) com um importante passo para o avanço na qualidade dos serviços oferecidos à população cearense: a entrega de cinco novas salas de atendimento, assim como equipamentos de informática. O órgão é o único dessa natureza dos legislativos estaduais com certificação de qualidade ISO 9001-2015.
O ato comemorativo, realizado na sede do órgão, no anexo III da Casa, foi conduzido pelo deputado Fernando Hugo (PSD), presidente do Procon Alece e da Comissão de Defesa do Consumidor.
O momento foi prestigiado pelo diretor-geral Paulo Rolim, a diretora administrativa e financeira, Raquel Rocha, o diretor do Departamento de Administração, Manuel Jucá, a diretora do Departamento de Gestão de Pessoas, Elenice Ferreira Lima, o chefe de gabinete da presidência da Casa, Thiago Frota, a chefe do Procon Alece, Valéria Cavalcante, e servidores do órgão.
O deputado Fernando Hugo afirmou que o Procon Alece é o "braço vivo" do Legislativo ao recepcionar toda a comunidade de consumidores que se sentem prejudicados, proporcionando uma atenção "amorosa e atenta".
Ele destacou que o presidente da Casa, deputado Romeu Aldigueri (PSB), tem oferecido "as melhores condições" para o bom atendimento oferecido. Segundo ele, a excelência alcançada só é possível graças a colaboração de todos os "proconistas", os servidores do Procon.
O diretor-geral da Alece, Paulo Rolim, parabenizou os 24 anos de serviços prestados à sociedade cearense e o esforço e dedicação do presidente do órgão, Fernando Hugo, e da chefe, Valéria Cavalcante, para a qualidade da atuação do Procon Alece.
Ele observou ainda que as conquistas foram possíveis com o apoio do presidente Romeu Aldigueri para que os órgãos estejam sempre sendo modernizados e continuem realizando entregas de qualidade ao povo do Ceará.
Recorde de 25 mil atendimentos em 2025
A chefe do Procon Alece, Valéria Cavalcante, destacou a evolução constantes do órgão, a expansão dos serviços e agilidade, comentando a importância do apoio da direção da Casa. Ela apontou que o órgão vem ampliando o número de atendimentos, informando que foram 18.800 consumidores atendidos em 2024 e, em 2025, já passa de 25.893 o número de procedimentos.
Gestores passaram pelas salas do Procon Alece. Foto: José Leomar
Ela lembrou que nos 24 anos de Procon Alece foram formalizados mais de 30 convênios com câmaras municipais, sendo que 18 aconteceram em 2025. Segundo Valéria Cavalcante, uma meta do presidente Romeu Aldigueri é ampliar as ações de defesa dos consumidores de todo o estado.
De acordo com a chefe do órgão, a cada semana são recebidos entre 500 e 600 e-mails de consultas ou de agendamentos de atendimento presencial, que agora serão atendidos de forma mais célere, graças ao emprego de inteligência artificial, inovação recém-implantada.
Ótimo ambiente de trabalho e atendimento
Michaelly Vieira integra a equipe no Procon Alece desde 2008, realizando os procedimentos de recepção dos consumidores. Ela destacou o ótimo ambiente de trabalho e as interações acolhedoras que tem com os demais servidores.
"Aqui é como uma família. As pessoas são maravilhosas, tanto quanto o gestor Fernando Hugo e a Valéria Cavalcante. Trabalhar com pessoas que são muito responsáveis é uma felicidade. Todos me abraçam de uma maneira muito acolhedora. Sou muito feliz com o trabalho que realizo", revelou a servidora.
Fonte: Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Ceará - PROCON/CE
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Data da notícia: 15 de dez. de 2025
Editor responsavél pelo CJ: Professor Izio Masetti

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