A Secretaria de Comunicação (Secom) e a Secretaria de Gestão de Sistemas (Seges) do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) realizaram, na manhã desta sexta-feira (15), um workshop para implementação de um novo sistema de gestão de comunicação. A ferramenta visa sistematizar o gerenciamento de atividades e mensurar o valor agregado gerado pelas ações da área. Desenvolvido após semanas de trabalho e com base em meses de registro de atividades no setor demandante, o sistema deve ser plenamente adotado até o final do mês de agosto.

A demanda pela sistematização surgiu da necessidade de quantificar o retorno das ações de comunicação, o que permitirá à gestão visualizar a produtividade da Secom e a economia geradas pela unidade.

De acordo com o servidor da Seges Marcelo Souza, “nosso objetivo é oferecer uma interface mais amigável possível para o cadastro de eventos e tarefas. Entre as funcionalidades, está a associação de pessoas responsáveis a cada tarefa e a incorporação de um valor aproximado para cada atividade, conforme solicitado”.

O também servidor da Seges Luiz Fernando Freire, que trabalhou por semanas com as colaboradoras Carima Lemos (terceirizada) e Daniele Araújo (estagiária) da Secom, comentou que o sistema teve como base a análise da planilha de atividades previamente utilizadas pela equipe, “que tinha alimentação manual, mas tinha difícil visualização de dados”.

Desafios e Próximas Etapas na Implementação

Para os próximos passos, a equipe planeja realizar um mutirão para transpor as informações registradas na tabela de acompanhamento desde o início da atual gestão do TJAP – março de 2025 – para ambientação e treinamento dos usuários e apagamento das informações fictícias (para teste).

Após a plena atividade já inserida na rotina do setor, as colaboradoras da própria Secom poderão desenvolver um painel dashboard (semelhante aos Painéis de Business Intelligence), por meio do qual a gestora da Secom, a alta gestão e quem mais seja designado o acesso poderá acompanhar a produtividade do setor por núcleo, por tipo de atividade ou até por colaborador.

“Isso deve nos permitir não apenas demonstrar, medir e aprimorar o valor do nosso próprio trabalho, mas perceber em tempo real se há sobrecarga a algum núcleo ou pessoa e que atividades mais agregam à área e ao próprio TJAP”, pontuou a secretária de Comunicação Bernadeth Farias.

Aloísio Menescal

Fonte da notícia: Tribunal de Justiça do Amapá - (TJAP)
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Data da notícia: 15 de ago. de 2025
Editor responsável: Professor Izio Masetti

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