O juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), André Gonçalves, e a equipe da Secretaria de Comunicação do TJAP, em reunião híbrida (presencial e on-line) na sede da instituição, alinharam o Plano de Divulgação do Planejamento Estratégico 2021–2026 do Poder Judiciário Estadual. A iniciativa tem o propósito de criar uma cultura de pertencimento e conhecimento entre magistradas, magistrados, servidoras e servidores do órgão para fortalecer a transparência, a integração interna e a aproximação com a sociedade, para que a população saiba seus direitos.
A reunião contou com a participação da titular da Secretaria de Comunicação Social do TJAP, jornalista Bernadeth Farias, dos coordenadores da unidade, jornalistas Elton Tavares e Aloísio Menescal, além de integrantes da equipe da Secom – a designer Carol Chaves, o editor de imagens Flávio Lacerda e o designer Andrew Lobato. Também presente o chefe do Gabinete Militar do Tribunal, coronel Aldinei Almeida.
A apresentação da estratégia de divulgação foi feita pela secretária de Comunicação e pelo coordenador Aloísio Menescal. O plano estabelece cinco eixos estratégicos: Comunicação Externa, Comunicação Interna, Atendimento ao Cidadão, Articulação Institucional e Comunicação Digital e Inovação. Entre as metas até 2026, estão: alcançar 100% de transparência, atingir 90% de satisfação no atendimento ao cidadão e ampliar em 10% ao ano o alcance nas redes sociais.
O juiz auxiliar da Presidência destacou a importância do envolvimento da Secretaria de Comunicação na divulgação do Planejamento Estratégico da instituição. O magistrado elogiou o plano de divulgação apresentado. André Gonçalves ressaltou que a unidade terá papel decisivo para transformar um documento técnico em uma linguagem clara e acessível, capaz de alcançar o público interno do TJAP e sociedade.
“É fundamental provocar o acesso a esse conteúdo e a Secretaria de Comunicação conhece o Planejamento Estratégico da instituição e possui a competência para divulgá-lo de forma mais objetiva, moderna e atraente. Pois são os profissionais capazes de traduzir temas difíceis em mensagens que engajam e alcançam as pessoas. O trabalho da Secom é essencial para que o isso saia do papel e chegue a quem realmente importa”, pontuou o juiz André Gonçalves.
A secretária de Comunicação do Tribunal explicou as ações que serão desenvolvidas pela equipe para dar visibilidade ao Planejamento Estratégico da instituição. Ela ressaltou que o documento ainda é pouco acessível e que a primeira medida adotada foi a produção de um vídeo tutorial, exibido na reunião, para orientar o público sobre como localizar o plano. Bernadeth Farias relatou também que a equipe da Secom leu todo o documento para fundamentar a elaboração da campanha institucional, cujo lançamento está previsto para a próxima segunda-feira, 25 de agosto.
Entre os produtos previstos, estão: uma versão resumida e em linguagem simples do Planejamento Estratégico do TJAP; a criação de uma série de vídeos; blitze e um workshop de lançamento. A ideia é explorar o máximo dos canais oficiais do TJAP e realizar pesquisa de satisfação para colher a percepção do público. Além disso, a Secretaria planeja campanhas temáticas baseadas em eixos estratégicos como modernização, tecnologia e gestão de pessoas.
“Com essa apresentação, sentimos que conseguimos captar as ideias centrais e transformar o plano em uma estratégia prática de comunicação. Nosso objetivo é fazer com que todos que trabalham no TJAP e a sociedade reconheçam o Planejamento Estratégico como algo que traduz o papel do Tribunal enquanto instituição” destacou Bernadeth Farias.
O coordenador Aloísio Menescal, explicou a que os produtos de comunicação foram planejados para gerar ações concretas, como aquisições digitais (downloads), respostas a pesquisas ou outros tipos de interação, o que permitirá medir o engajamento do público. A proposta inclui uma série de vídeos sobre valores do TJAP inovação e acessibilidade, com exemplos práticos de iniciativas da Justiça voltadas à automação, à acessibilidade em locais distantes e ao uso de parceiros digitais.
O chefe do Gabinete Militar do TJAP, que possui experiência com o tema destacou a importância de tornar o Planejamento Estratégico da instituição prático e acessível. O coronel Aldinei Almeida observou que as estratégias macro traçadas no documento devem orientar os planos setoriais e os projetos de cada equipe, o que garantirá que a execução seja prática, eficiente e alinhada com o objetivo central da Justiça: entregar resultados céleres e de qualidade à sociedade.
Mais sobre o Planejamento Estratégico 2021–2026 do TJAP
O Planejamento Estratégico 2021–2026 do TJAP está alinhado à estratégia nacional do Poder Judiciário, segue a Resolução Nº 325/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). O documento define diretrizes para uma comunicação eficaz, transparente e interativa, que consolide a imagem institucional e amplie o acesso da população à Justiça.
Elton Tavares
Fonte da notícia: Tribunal de Justiça do Amapá - (TJAP)
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Data da notícia: 19 de ago. de 2025
Editor responsável: Professor Izio Masetti

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