O Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (ES) firmou acordo de parceria com as Prefeituras de Linhares e de Sooretama para o desenvolvimento de ações de cultivo e plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. A assinatura do termo ocorreu no gabinete da Presidência do TRT-17 na quinta-feira, 11.

Como primeira ação da parceria, representantes do Tribunal participaram, já na sexta-feira (12), do plantio de 100 mudas no município de Linhares. A atividade marca o início da execução do acordo, que prevê, ao todo, o plantio de 500 mudas.

Participaram da ação, o secretário de Governança e Gestão Estratégica (Segest), Luciano Brambila; o chefe da Divisão Técnica Administrativa (DTA), Thiago Souza Baioco; o chefe da Seção de Sustentabilidade e Acessibilidade (Sesac), Fábio Machado Corrêa; e a servidora da Vara do Trabalho de Linhares Berenice de Andrade Rocha Gonçalves. Também estiveram presentes o secretário municipal de Meio Ambiente de Linhares, Tiago Magalhães; o secretário municipal de Meio Ambiente de Sooretama, Vinicius dos Reis; além de alunos e professores do 4º ano da EMEF Roberto Moreira.

A iniciativa integra as ações de sustentabilidade do TRT-17 e está alinhada ao compromisso institucional de compensar todas as emissões de gases de efeito estufa até o ano de 2030. De acordo com o planejamento da parceria, um novo plantio já está previsto para março de 2026, possivelmente na Floresta Nacional dos Goytacazes, também localizada no município de Linhares.

O acordo tem vigência inicial de 24 meses e estabelece a cooperação entre as instituições para a recuperação ambiental de áreas degradadas, especialmente nascentes, olhos d’água e áreas afins, por meio do plantio de espécies nativas da Mata Atlântica.


Fonte: Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região - Espírito Santo
Link da notícia: CLIQUE AQUI
Data da notícia: 16 de dez. de 2025
Editor responsavél pelo CJ: Professor Izio Masetti


plantio de mudas de árvores nativas