Criado originalmente como grupo consultivo ligado à presidência da Seccional, o Conselho Consultivo reúne advogados e advogadas de ampla experiência jurídica para orientar e trazer subsídios históricos e estratégicos às decisões institucionais da Ordem. A criação do grupo remonta à primeira gestão do presidente Luciano Bandeira, quando o advogado João Baptista Lousada Camara foi nomeado como primeiro presidente do colegiado. Desde então, o grupo realiza reuniões regulares com pautas voltadas à atuação da entidade e à defesa de princípios essenciais à advocacia e à sociedade.
Sob a gestão atual, a presidente Ana Tereza Basilio prestigiou o trabalho do conselho e assumiu o compromisso de valorizar ainda mais sua atuação. A proposta de inclusão no Regimento Interno, chamada de Emenda Lousada Camara, será apresentada ao Conselho Pleno e estabelece o grupo consultivo como um dos organismos formais da Ordem. De acordo com o ex-diretor de Comunicação da Seccional e integrante do grupo, Marcus Vinicius Cordeiro, a iniciativa garante continuidade, institucionalidade e maior contribuição das experiências acumuladas pelos participantes à gestão da Seccional.
Para o ex-presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da Seccional (TED) Marcos Bruno, que também integra o grupo, a previsão de institucionalização representa um avanço importante, pois até então o conselho atuava sem vinculação regimental formal. A inserção no corpo normativo da OABRJ reforça o caráter consultivo do grupo e seu papel de assessorar a presidência com sugestões formuladas por um segmento mais sereno e experiente da advocacia, contribuindo para a reflexão e aperfeiçoamento das políticas institucionais.
Desde sua criação, o Conselho Consultivo tem contribuído com debates sobre temas relevantes para a advocacia e a sociedade, como promoção de estudos, articulação institucional e relações com entidades parceiras. Nas últimas reuniões, o grupo também vem reforçando sua atuação, inclusive com atenção à diversidade e paridade de gênero.
A inclusão no Regimento Interno da OABRJ marca um novo passo na consolidação desse organismo e reforça a importância da escuta qualificada de advogados e advogadas experientes na definição dos rumos da Seccional.
Fonte: Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro - OAB/RJ
Link da notícia: CLIQUE AQUI
Data da notícia: 19 de dez. de 2025
Editor responsavél pelo CJ: Professor Izio Masetti

.png)