Promover ações educativas sobre o exercício do voto é uma das formas mais eficientes de transformar a sociedade, fortalecer a democracia e reafirmar o protagonismo dos jovens na construção da cidadania. Com esse pensamento, a Justiça Eleitoral (JE) em Rondônia, por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) e em parceria com a 15ª Zona Eleitoral, realizou uma série de ações educativas em instituições de ensino do município de Rolim de Moura durante o segundo semestre de 2025.
Com foco na formação cidadã e no incentivo à participação política de jovens estudantes, as atividades realizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) na localidade tiveram como principal objetivo promover a educação para a cidadania, ampliar o letramento dos estudantes sobre direitos sociais e cidadania, bem como fortalecer a importância do voto como instrumento de participação política e de transformação social.
As ações foram desenvolvidas nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2025 e integraram os projetos Patrulha Eleitoral e Eleitor do Futuro, além do programa Meu Voto, Meu Poder, fortalecendo a atuação da Justiça Eleitoral no ambiente escolar.
Colégio Clarice Lispector
No Colégio Clarice Lispector, foram realizados quatro encontros em sala de aula com estudantes da 1ª série do ensino médio. As atividades envolveram palestras expositivas intercaladas com ações lúdicas, como exibição de filmes, dinâmicas de grupo, coral animado e reflexões sobre sonhos e medos.
A programação foi encerrada com a visita dos estudantes ao Cartório Eleitoral, ocasião em que receberam certificados de participação no projeto Patrulha Eleitoral e um porta-retrato com registros dos encontros.
Escola José Rosales dos Santos
Também foram promovidos três encontros com estudantes do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Rosales dos Santos, localizada no distrito de Nova Estrela de Rondônia. As ações ocorreram no âmbito da disciplina Trilhas de Aprendizagem Política e Cidadania e seguiram metodologia semelhante à aplicada no Colégio Clarice Lispector.
No encerramento das atividades na Escola José Rosales dos Santos, as alunas e os alunos participaram de um bate-papo com Regina Carminato Ramos, diretora da Unidade Básica de Saúde de Nova Estrela. Ela compartilhou experiências como moradora antiga do distrito e servidora pública municipal, contribuindo para o enriquecimento do senso de cidadania e da participação social dos estudantes.
Fonte: Tribunal Superior Eleitoral - TSE
Link da notícia: CLIQUE AQUI
Data da notícia: 19 de dez. de 2025
Editor responsavél pelo CJ: Professor Izio Masetti

.png)