A Defensoria Pública do Estado do Pará (DPE-PA), por meio do Núcleo de Prevenção e Enfrentamento à Violência de Gênero (Nugen), promoveu, nesta quarta-feira (17), o encerramento das atividades de 2025 do projeto “Grupo Reflexivo de Mulheres”. A programação reuniu assistidas e equipe técnica no Bosque Rodrigues Alves, em Belém.

O encontro proporcionou um momento de confraternização, integração e reflexão sobre as vivências compartilhadas ao longo de 2025 pelas participantes do projeto. A equipe de atendimento psicossocial do Nugen elaborou uma programação especial voltada ao fortalecimento emocional, à socialização e à construção de perspectivas de recomeço.

A assistida Arlete Silva, de 43 anos, encontrou, na iniciativa, um motivo para seguir em frente após ter vivido uma situação de violência doméstica. “Eu faço parte do Nugen desde 2021. Quando cheguei, eu estava muito mal, em uma situação de violência doméstica, e, para mim, o grupo foi muito importante porque foi no grupo que eu consegui encontrar força para, hoje, estar onde eu estou. Hoje, eu consigo pensar no meu futuro, consigo projetar coisas para mim”, relata. 

As atividades do dia iniciaram com o acolhimento do grupo, momento em que a equipe agradeceu a participação das mulheres ao longo dos encontros realizados em 2025 e destacou a importância da trajetória construída coletivamente. Em seguida, foi realizada uma técnica de relaxamento, com dinâmica de aquecimento e movimentos corporais, voltados ao bem-estar das participantes. A programação contou ainda com uma gincana interativa, com dinâmicas que estimulam a integração e a cooperação entre o grupo.

Durante o ano de 2025, foram realizados 55 encontros do grupo, com uma média de 15 participantes por encontro. A psicóloga Mislene Silva, atuante no Nugen, acompanhou as atividades ao longo dos últimos meses e ajudou a conduzir a programação de encerramento. “Hoje, finalizamos as atividades de 2025 do ‘Grupo Reflexivo de Mulheres’ do Nugen, um trabalho que iniciou em 2009 na Defensoria Pública do Pará, que tem o objetivo de acolher mulheres em situação de violência doméstica, fortalecê-las e ajudá-las a encontrar caminhos para a superação do ciclo de violência. Este é um momento de muita felicidade, porque a gente constata a superação de cada uma delas”, comenta. 

Grupo Reflexivo de Mulheres

O projeto “Grupo Reflexivo de Mulheres” iniciou em  2009, e integra o atendimento psicossocial do Nugen que tem como objetivo oferecer acompanhamento integral a mulheres em situação de violência doméstica. Por meio de rodas de conversa conduzidas por equipe multidisciplinar, formada por psicólogas e pedagogas, o projeto promove um ambiente seguro de escuta, troca de experiências e fortalecimento para a superação da violência de gênero.

Serviço: 

O Núcleo de Prevenção e Enfrentamento à Violência de Gênero (Nugen) da Defensoria Pública do Estado do Pará tem como principal objetivo atuar no acolhimento a mulheres em situação de violência de gênero. O Núcleo está localizado na travessa 1° de Março, n° 766, bairro Campina. Para solicitar atendimento, entre em contato pelos números (91) 991726296; (91) 981216771; (91) 32394070; (91) 33428606. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 8 às 14h.

Sobre a Defensoria Pública do Pará

A Defensoria Pública é uma instituição constitucionalmente destinada a garantir assistência jurídica integral, gratuita, judicial e extrajudicial, aos legalmente necessitados, prestando-lhes a orientação e a defesa em todos os graus e instâncias, de modo coletivo ou individual, priorizando a conciliação e a promoção dos direitos humanos e cidadania.

Beatriz Moraes / Juliana Maués

Fonte: Defensoria Pública do Pará - DP/PA
Link da notícia: CLIQUE AQUI
Data da notícia: 19 de dez. de 2025
Editor responsavél pelo CJ: Professor Izio Masetti


Defensoria do Pará realiza encerramento