Em uma reunião realizada na manhã desta sexta (11/07), representantes da Secretaria de Comunicação (Secom) e da Secretaria de Gestão de Sistemas (Seges) do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) debateram estratégias para otimizar a comunicação institucional e a gestão de informações. O encontro abordou a necessidade de atualização de dados em plataformas digitais, aprimoramento da comunicação interna para busca ativa de pautas e a sistematização da medição e apresentação da produtividade da Secom.
Um dos principais pontos discutidos foi a atualização de informações em canais públicos do Tribunal. A equipe de comunicação, que utiliza essas ferramentas frequentemente para realizar entrevistas e direcionar jornalistas de veículos de comunicação identificou a necessidade de atualização em tempo real.
Outro tópico abordado foi a ampliação da visibilidade/acessibilidade do sistema de busca de atos normativos do TJAP. Atualmente, o acesso a esses documentos por meio do portal é considerado pouco intuitivo, quase escondido no grande menu ao final da Página Inicial. A equipe de comunicação sugeriu reposicionar o link dos atos normativos para uma área de maior destaque, como a seção de “Transparência”, no topo da mesma página, para facilitar o acesso do cidadão e da imprensa.
A reunião também destacou a lacuna na comunicação intersetorial, onde a Secretaria de Comunicação muitas vezes não recebe informações em tempo hábil sobre os projetos e ações das demais áreas do TJAP, o que resulta na perda de oportunidades para divulgar conteúdos relevantes e de grande interesse público sobre trabalhos realizados pela Justiça do Amapá.
Para mitigar o problema, foi recomendado o uso dos sistemas Trello, ferramenta de gestão de projetos, Google Workgroup, que oferece registro histórico e múltiplas ferramentas de gestão, planejamento e comunicação entre os membros.
A discussão avançou para a necessidade de sistematizar a mensuração da produtividade da Secretaria de Comunicação, que atualmente utiliza planilhas on-line para registrar suas atividades, mas apresenta limitações na hora de visualizar e analisar os dados. A proposta é transformar essa planilha em um sistema mais robusto, com a conversão da tabela em um banco de dados e a exposição visual dos parâmetros na forma de gráficos e índices a partir do cruzamento das informações.
Além de registrar as atividades, o novo sistema permitiria quantificar a economia gerada pela produção interna, comparando-a com os custos de mercado a partir de tabelas de sindicatos de jornalismo e de agências de publicidade.
A equipe de comunicação também destacou que a produtividade interna é alta, com mais de 7.800 atividades realizadas de março até a data da reunião, e que a capacitação de servidores em comarcas do interior elevou a capacidade de geração de conteúdo local.
A secretária de Comunicação do TJAP, Bernadeth Farias, avaliou a reunião como “muito produtiva”.
“Acredito que colaboração entre as duas secretarias, de Sistemas e de Comunicação, pode gerar frutos muito positivos para ambas e para todo o Tribunal, que ganha em informação mais precisa e melhor disseminada tanto entre o público interno quanto junto ao público externo – um ganho na transparência ativa e no acesso à informação de interesse público”, concluiu.
Participaram da reunião, além de Bernadeth Farias, os servidores: Marcelo Monteiro (coordenador de Sistemas Administrativos da Seges), Luiz Fernando Freire (analista judiciário da Seges) e Aloísio Menescal (coordenador de Mídias Sociais da Secom) – além das colaboradoras Carima Lemos e Daniele Araújo (da Secom).
Aloísio Menescal
Fonte da notícia: Tribunal de Justiça do Amapá - (TJAP)
Link da notícia: CLIQUE AQUI
Data da notícia: 11 de jul. de 2025
Editor responsável: Professor Izio Masetti

.png)