O Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT Piauí) e a Justiça Federal consolidaram, nesta sexta-feira (19/12), o compartilhamento da estrutura física do Posto Avançado de Corrente. A assinatura do termo de compartilhamento ocorreu na Presidência do TRT Piauí e formaliza a parceria aprovada pelo Tribunal Pleno no mês de outubro.

A iniciativa consolida um modelo inédito no país, no qual a Justiça do Trabalho e a Justiça Federal passam a dividir o mesmo espaço físico para atendimento à população. A medida tem como foco a racionalização dos gastos públicos, com a divisão das despesas do imóvel, além de ganhos diretos para o jurisdicionado, que contará com serviços de dois ramos do Judiciário em um único endereço.

Para o presidente do TRT Piauí, desembargador Téssio da Silva Tôrres, a assinatura do termo representa uma solução racional e inovadora. “É um momento importante para o TRT e para a Justiça Federal. Trata-se de uma inovação, dividir a estrutura física como forma de reduzir custos e, principalmente, ampliar a efetividade no acesso à Justiça. Quem ganha é o jurisdicionado, a advocacia e toda a região”, destacou.

O diretor do Foro da Seção Judiciária do Piauí, juiz Rodrigo Pinheiro do Nascimento, destacou o caráter pioneiro da iniciativa. “Para a Justiça Federal, é um dia histórico, fruto de um trabalho iniciado em 2024 e construído a muitas mãos, com o sentido de otimizar os recursos públicos. É uma situação inovadora no país, uma ideia exitosa que concretiza, na prática, o princípio da eficiência na Administração Pública”, finalizou.
 

Fonte: Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região - Piauí
Link da notícia: CLIQUE AQUI
Data da notícia: 19 de dez. de 2025
Editor responsavél pelo CJ: Professor Izio Masetti