O montador de móveis Paulo Sérgio Neri Ferreira, 41 anos, foi condenado a cinco anos e seis meses de prisão em regime semiaberto pelo crime de lesão corporal seguida de morte, após desferir facadas contra o vizinho Rômulo Costa de Araújo, 30 anos, vigilante, durante uma confraternização de fim de ano. A decisão ocorreu em sessão do Tribunal do Júri presidida pelo juiz Homero Lamarão Neto, titular da 2ª Vara do Júri de Belém, no Fórum Criminal de Belém.
Inicialmente, Paulo Sérgio respondia por homicídio, mas os jurados acolheram a tese da defesa, que pediu a desclassificação do crime. O advogado Arlindo de Jesus Silva Costa argumentou que o réu não tinha intenção de matar a vítima e que o episódio aconteceu durante uma brincadeira entre vizinhos, que jogavam farinha de trigo uns nos outros. Segundo a defesa, o acusado não queria participar da brincadeira e acabou se desentendendo com a vítima.
Depoimentos – O promotor de justiça Edson Augusto Souza sustentou a acusação por homicídio, mas retirou a qualificadora de motivo fútil, o que poderia aumentar a pena. Para o Ministério Público, o réu foi beneficiado pela exclusão dessa qualificadora. Testemunhas de acusação e defesa relataram surpresa com o ocorrido, descrevendo Paulo Sérgio como uma pessoa trabalhadora e não agressiva.
Preso em Santo André (SP), o réu participou do julgamento por videoconferência. Ele confessou ter desferido as facadas, alegando que não queria sujar a roupa, pois teria que trabalhar, e que a discussão começou por causa da brincadeira com farinha.
De acordo com a denúncia, o crime ocorreu por volta das 14h30 do dia 25 de dezembro de 2023, em frente à Vila Sales Moreira, na Rua do Pariquis, bairro da Pedreira, em Belém. A vítima estava acompanhada de um amigo quando Paulo Sérgio se aproximou e tentou golpeá-lo, atingindo Rômulo Costa. Mesmo socorrido, o vigilante não resistiu aos ferimentos.
Glória Lima
Fonte da notícia: Tribunal de Justiça do Pará - (TJPA)
Link da notícia: CLIQUE AQUI
Data da notícia: 10 de dez. de 2025
Editor responsável: Professor Izio Masetti

.png)