A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região), desembargadora Herminegilda Leite Machado, foi uma das palestrantes convidadas para a mesa-redonda que aconteceu no seminário sobre "Trabalho Doméstico Remunerado: Direitos e Desigualdades", na última quarta-feira (10), no Centro de Humanidades da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

“É fundamental debater o trabalho doméstico remunerado, que ainda sofre com a invisibilidade e a desigualdade estrutural, refletindo uma herança histórica. A Justiça do Trabalho tem o papel crucial de atuar no reconhecimento desses direitos, coibindo a informalidade e a exploração, especialmente em casos análogos à escravidão. Nosso compromisso no TRT-PB é assegurar dignidade e cidadania para as mais de 6 milhões de trabalhadoras no país, em sua maioria mulheres negras, que sustentam esta categoria”, ressaltou a presidente Herminegilda Leite Machado.

O evento foi promovido pelo Programa de Bolsas de Extensão (PROBEX) da UFCG, em parceria com o Centro de Ação Cultural (CENTRAC) e com a Associação das Trabalhadoras Domésticas de Campina Grande. Além da presidente, também participaram do debate a secretária de formação sindical da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), Chirlene Brito; a coordenadora do Programa Direitos e Igualdade de Gênero do Centro de Ação Cultural (Centrac), Ana Patrícia de Almeida; e a vereadora de Campina Grande, Jô Oliveira.

 
Fonte: Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região - Paraíba
Link da notícia: CLIQUE AQUI
Data da notícia: 11 de dez. de 2025
Editor responsavél pelo CJ: Professor Izio Masetti


discute trabalho doméstico remunerado