Ao tomar posse como novo integrante do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), nesta terça-feira (23.12), em solenidade realizada no Gabinete da Presidência, o conselheiro Otto Roberto Mendonça de Alencar Filho (Otto Filho) afirmou que sua vontade, ao ingressar na Corte de Contas, é aprender e que está muito disposto a ajudar e a trabalhar. Logo após a assinatura do termo de posse, o presidente do TCE/BA, conselheiro Marcus Presidio saudou a chegada do novo conselheiro, garantindo-lhe que será muito bem recebido e acolhido por todos no TCE.
Posse Cons Otto Filho presidenteO conselheiro-presidente afirmou ao novo conselheiro que todo o corpo técnico e os conselheiros, além do Ministério Público de Contas, estarão à disposição para ajudá-lo no que for preciso, mas alertou que não é fácil: “você vai ter que aprender”. E concluiu: “Seja muito bem-vindo. Tenho certeza de que você vem contribuir com o nosso Tribunal. Uma pessoa jovem, aguerrida, séria, determinada. Então, é motivo de muito orgulho recebê-lo. Tenha certeza disso. E aqui, às vezes, existem divergências, mas somos todos unidos em prol da Bahia. E o Tribunal tem avançado muito em enxergar o gestor, enxergar os seus funcionários. É muito mais do que a aproximação com os gestores e a sociedade baiana”.
Posse Cons Otto Filho conselheirosVONTADE DE APRENDER
Em um breve pronunciamento, o conselheiro Otto Filho, além de agradecer o apoio de todos aqueles que o ajudaram a chegar até aquele momento, disse que chega para fazer o que fez durante toda a sua vida: “trabalhar com afinco, com integridade, com compromisso, com humildade, mas também com muita coragem para fazer o que é certo e justo”. E acrescentou que pretende contribuir da melhor forma possível para implementar as mudanças “que são importantes para o nosso estado, para fazer o bem às pessoas e para que os recursos públicos sejam aplicados e usados da forma correta, de modo a mudar a vida das pessoas”.
Posse Cons Otto Filho familiaO senador Otto Alencar também fez uso da palavra para, entre outras coisas, afirmar que ser conselheiro e julgar contas é uma responsabilidade muito grande. Observou que Otto Filho decidiu assumir tal responsabilidade “de observar bem a legislação, estar presente e ter essa capacidade de discernir aquilo que é correto, que é certo”. Também agradeceu ao presidente Marcus Presidio e a todos os conselheiros pela boa receptividade demonstrada ao seu filho e salientou que eles trilharão caminhos diferentes. “Ele no Tribunal e eu no Senado”, mas sempre procurando fazer aquilo que seja melhor para o nosso estado e para o nosso país.
O conselheiro e presidente eleito do TCE, Gildásio Penedo Filho, desejou muito sucesso a Otto Filho como conselheiro e afirmou que ele irá encontrar um tribunal aberto, dinâmico, com um alto grau de renovação e conectado com a realidade de hoje da administração pública, aberto às novas modelagens de atuação da administração, sobretudo a questão do consensualismo. “Não tenho dúvida que você vai ter um desempenho maravilhoso, pelo seu currículo, você que esteve também, tanto na iniciativa privada, esteve do outro lado do balcão da administração como gestor público, sabe as nuances, as dificuldades do gestor e trará com certeza essas experiências para melhor formar o seu juízo”.
PRESENÇAS
O ato de posse, conduzido pelo presidente do TCE/BA, foi restrito a poucas pessoas, entre as quais estavam a esposa do novo conselheiro, Renata Alencar, o seu pai, senador Otto Alencar, e sua irmã, Isadora. Para marcar o momento, o presidente Marcus Presidio solicitou à esposa do novo conselheiro que colocasse na lapela o broche com as iniciais do TCE, que todos os conselheiros ostentam. Também entregou a ele uma cópia do Regimento Interno do Tribunal e outros documentos que ele necessitará conhecer no desempenho de suas funções. O conselheiro Inaldo Araújo repassou a Otto Filho um exemplar do Manual de Auditoria, e a conselheira Carolina Matos, ao ar as boas vindas a Otto Filho, entregou a ele uma orquídea, marcando o momento de forma descontraída.
A posse contou ainda com a presença, entre outros, do presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM/BA), conselheiro Francisco Andrade Netto; do vice-presidente do TCM, conselheiro Plínio Carneiro Filho; além dos conselheiros do TCE Gildásio Penedo Filho (presidente eleito), Carolina Matos (corregedora eleita), Inaldo da Paixão Santos Araújo, que é também presidente eleito do Instituto Rui Barbosa (IRB); e da procuradora-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Camila Luz. Do TCE, também participaram do ato de posse, o secretário de Processos, Luciano Chaves (responsável pela leitura do Termo de Posse), o secretário de Controle Externo, José Raimundo Bastos, e o chefe da Assessoria Técnico Jurídica, Wendel Régis.
CONSELHEIRO OTTO FILHO/
RESUMO BIOGRÁFICO
O conselheiro Otto Roberto Mendonça de Alencar Filho tem 48 anos de idade, nasceu em Salvador, em 7 de julho de 1977, é casado com Renata Alencar e tem dois filhos, Luiza e Diogo Alencar. É filho do senador Otto Alencar e de Branca Paternostro e tem dois irmãos, Daniel e Isadora.
Foi eleito deputado federal (PSD) em 2018, exercendo o mandato entre 2019 e 2023. Foi reeleito para a Câmara Federal em 2022.
É formado em Administração pela Universidade Salvador (Unifacs), com pós-graduação em Controladoria para Gestão de Negócios (Unifacs, Salvador, 1997–2000), em Política e Estratégia (Universidade do Estado da Bahia – Uneb, Salvador, 2004), além de pós-graduação lato sensu MBA em Controladoria para Gestão de Negócios (Unifacs, Salvador, 2007–2009), MBA em PPP e Concessões (Fespsp – Fundação de Sociologia de São Paulo, São Paulo, SP, 2016–2018) e especialização em Investimento, Gestão de Fundos e Gerenciamento (BCIT, Vancouver, Canadá, 2001–2001).
Em sua carreira profissional, foi diretor do Conselho da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE)/Associação Brasileira de Instituições Financeiras de Desenvolvimento, em Salvador; presidente e membro do Conselho Administrativo da Desenbahia; presidente e membro do Conselho Administrativo do Fundo de Desenvolvimento do Estado da Bahia (Fundese); e presidente da Desenbahia, em Salvador (2015–2018).
É autor do livro A Lenda de Guarini – O Caminho do Guerreiro (Editora Presscolor, romance, 2011).
Fonte: Tribunal de Contas da Bahia - TCE/BA
Link da notícia: CLIQUE AQUI
Data da notícia: 23 de dez. de 2025
Editor responsavél pelo CJ: Professor Izio Masetti

.png)