As Promotorias de Justiça de Calçoene e Amapá, o Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ) e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco-AP) receberam reforço no transporte institucional. Nesta quinta-feira (18), o procurador-geral do Ministério Público do Amapá (MP-AP), Alexandre Monteiro, fez a entrega de duas Hilux, um Corolla e uma lancha com reboque aos responsáveis pelas unidades. Os veículos foram adquiridos com recursos próprios da instituição.

"A entrega é parte do compromisso da gestão de renovação da frota, em acordo com a Portaria de Padronização, para melhorar a atuação ministerial, prezando pela redução da emissão de gases poluentes", afirmou o secretário-geral, André Araújo.

Os promotores de justiça Matheus Silva Mendes, da Promotoria de Calçoene, e Tatyana Cavalcante, representando a Promotoria de Amapá, receberam os veículos Toyota/Hilux. Os veículos tipo pick-up foram destinados aos municípios por sua durabilidade e robustez, ideais para percursos longos e com obstáculos, como falta de pavimentação e ladeiras. Para o promotor Matheus, o veículo será de muita utilidade, devido aos desafios geográficos e estruturais na maioria dos interiores do Amapá, com comunidades de difícil acesso.

A lancha e o reboque são bens destinados ao Gaeco-AP para auxiliarem no combate ao crime organizado em áreas ribeirinhas. A coordenadora da unidade, promotora de justiça Andréa Guedes, fez a solicitação com base nas dificuldades em diligências nos rios, principalmente na apuração do crime de tráfico de drogas. O promotor de justiça Rodrigo César Assis, coordenador do Núcleo de Investigação do MP-AP, recebeu a chave da lancha e do reboque.

O promotor de justiça e chefe de gabinete, em exercício, Vinícius Carvalho, recebeu o Corolla destinado ao gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, mais econômico e com menor emissão de gases poluentes na atmosfera. 

O PGJ falou da responsabilidade institucional na aquisição dos veículos e com o fortalecimento da atuação nas atividades-fim. “Estas entregas estão no planejamento da gestão de renovar a frota com veículos inteligentes, que reduzem gastos e prejuízos ambientais, como os elétricos, que pretendemos adquirir em 2026, e mais adequados para os municípios e áreas ribeirinhas”, manifestou Alexandre Monteiro.

Mariléia Maciel

Fonte: Ministério Público do Amapá - MP/AP
Link da notícia: CLIQUE AQUI
Data da notícia: 18 de dez. de 2025
Editor responsavél pelo CJ: Professor Izio Masetti