Como encerramento da ação institucional “Árvore Solidária – Adote um Sonho”, a Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) realizou, na sexta-feira (19), um evento festivo, no Lar Pérolas de Cristo, no bairro de Paripe, em Salvador, para as mais de 70 crianças e adolescentes abrigadas na instituição.

O momento de confraternização contou com almoço, rodada de picolés, distribuição de presentes, além de apresentações musicais e culturais. Os presentes foram arrecadados por meio da campanha realizada ao longo do mês de dezembro, que mobilizou defensoras, defensores, servidoras e servidores da DPE/BA.

Para a defensora-geral Camila Canário, a campanha Árvore Solidária – Adote um Sonho fortalece o papel social da DPE e reforça valores como a solidariedade e a esperança. “Nossa ação é uma forma de proporcionar um Natal mais acolhedor para essas crianças e adolescentes, bem como incentivar ações de responsabilidade social dentro da nossa instituição”, afirmou.

Ela aproveitou a ocasião para parabenizar o trabalho realizado na Unidade, reafirmando que crianças abrigadas são portadoras de direitos como quaisquer outras pessoas e que merecem cidadania, proteção e justiça social. Além da DPG, participaram do evento a assessora para Assuntos Interinstitucionais, Laura Faguri, e a coordenadora de Gestão Ambiental, Marina Pimenta.

A coordenadora do Lar Pérolas de Cristo, Virgínia Guimarães, agradeceu a Defensoria pela realização da ação social, destacando a importância desse tipo de atividade no período natalino, ao proporcionar momentos especiais às crianças que estão afastadas do convívio familiar. “Essa ação foi incrível e aconteceu no momento em que nossos assistidos mais precisam. Vejo o sorriso no rosto deles e isso é muito significativo”, concluiu.

A CAMPANHA
A ação institucional funcionou a partir de cartinhas escritas pelas crianças, depositadas na árvore solidária instalada na sede da Defensoria, no Centro Administrativo da Bahia. As cartas foram adotadas por integrantes da instituição, que se responsabilizaram pela compra dos presentes. O projeto foi realizado pelo Cerimonial da DPE/BA.

Mais do que a entrega de presentes, a confraternização representou um gesto de cuidado, acolhimento e presença institucional, reforçando o compromisso da Defensoria com ações que promovem cidadania, inclusão social e atenção às pessoas em situação de vulnerabilidade.

O Lar Pérolas de Cristo oferece acolhimento a crianças e adolescentes afastados(as) do convívio familiar, oferecendo proteção integral às crianças e adolescentes encaminhados(as) pelos Conselhos Tutelares, Central de Vagas, Vara da Infância e Juventude e Ministério Público.

Fonte: Defensoria Pública da Bahia - DP/BA
Link da notícia: CLIQUE AQUI
Data da notícia: 19 de dez. de 2025
Editor responsavél pelo CJ: Professor Izio Masetti


Ação social da Defensoria