Com o objetivo de fortalecer a integração, aprimorar estratégias de comunicação pública e compartilhar boas práticas, a Secretaria de Comunicação do Tribunal de Justiça do Amapá (Secom/TJAP) participou, nesta quarta-feira (12), de forma on-line, da reunião híbrida (presencial e virtual) institucional da Rede de Comunicação da Justiça Estadual (Redecom) e do Comitê de Comunicação da Justiça Estadual. O encontro foi realizado fisicamente no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em Belo Horizonte (MG), e pela plataforma Meet.
A titular da Secom/TJAP, Bernadeth Farias e os coordenadores da unidade, Elton Tavares e Aloísio Menescal, participaram dos debates. O evento, integrou a programação do Encontro do Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), que acontece no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), reuniu profissionais das assessorias de comunicação de diversos Tribunais do país.
Na oportunidade, foram debatidas ações alinhadas às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e campanhas nacionais integradas da Redecom. A reunião foi conduzida pela assessora de comunicação do Consepre, Débora Diniz, e pelo secretário de comunicação do Tribunal de Justiça de Goiás, Luciano Augusto.
Encaminhamentos
O encontro setorial a definiu a realização de uma sondagem diretamente com os presidentes dos Tribunais de Justiça, a ser articulada no 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário, em dezembro de 2025, em Florianópolis (SC). O objetivo é identificar os principais desafios enfrentados e com base nesses dados, elaborar uma série de dez campanhas conjuntas para 2026, voltadas ao fortalecimento da imagem do Judiciário Estadual em todo o país.
Também ficou definida a participação das assessorias de comunicação no 19º Encontro Nacional e no Consepre, que ocorrerá entre os dias 25 e 27 de fevereiro de 2026, em Fortaleza (CE).
Redecom
A Rede de Comunicação da Justiça Estadual foi criada pelo Consepre para unir as assessorias de comunicação dos 27 Tribunais estaduais. A iniciativa busca ampliar a visibilidade da Justiça Estadual, fortalecer a atuação conjunta dos Tribunais e aproximar o Judiciário da sociedade. Com caráter colaborativo, a Redecom promove campanhas nacionais, compartilha boas práticas e integra recursos de comunicação para valorizar o papel da Justiça Estadual. O lançamento ocorreu em 26 de agosto, com a campanha “Agosto Lilás”, que destacou a atuação da Justiça no combate à violência contra a mulher.
Comitê de Comunicação da Justiça Estadual
O Comitê de Comunicação da Justiça Estadual, responsável pela organização da reunião, atua na articulação entre as assessorias dos Tribunais de Justiça, com foco na padronização de processos e no estímulo à inovação no diálogo institucional.
Política de comunicação do CNJ
Em 23 de setembro de 2025, o CNJ aprovou a Resolução nº 640, que estabelece uma nova Política de Comunicação Social do Poder Judiciário para substituir a norma anterior (Resolução nº 85, de 2009), com o objetivo de tornar a comunicação do Judiciário mais transparente, acessível e próxima da sociedade. Essa política determina que os tribunais devem estruturar melhor seus setores de comunicação, contar com equipes especializadas e adotar recursos modernos de tecnologia para que a população tenha acesso claro ao que a Justiça faz.
Elton Tavares e Aloísio Menescal
Fonte da notícia: Tribunal de Justiça do Amapá - (TJAP)
Link da notícia: CLIQUE AQUI
Data da notícia: 12 de nov. de 2025
Editor responsável: Professor Izio Masetti

.png)