Interessada em compreender melhor a percepção do público interno quanto ao seu trabalho, desde as ferramentas mais buscadas para informação aos pontos de melhoria de suas diversas atividades, a Secretaria de Comunicação (Secom) do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), realizou, entre 16 de abril e 2 de maio de 2025, uma pesquisa on-line (via GoogleForms). A pesquisa teve como público-alvo magistradas e magistrados de 1ª e 2ª instância, servidoras e servidores, estagiárias e estagiários, residentes jurídicos, colaboradoras e colaboradores terceirizados, em todas as unidades judiciais e administrativas tanto em Macapá quanto no interior do estado.
As perguntas formuladas buscaram investigar, entre outros pontos: os principais tópicos de interesse de cada categoria (de julgamentos e sessões judiciais a ações de responsabilidade social, passando pela agenda institucional em eventos e acordos); identificar o que funciona e o que pode ser melhorado; captar experiências de como a comunicação já impactou positivamente em suas tarefas e sugestões de novas ferramentas ou práticas inovadoras; canais de comunicação preferidos (Portal do TJAP, WhatsApp, Redes Sociais, e-mail ou JudiciRádio).
Segundo a titular da Secom, secretária Bernadeth Farias, “os resultados tanto foram capazes de confirmar a intuição da equipe em alguns pontos, quanto de apontar correções de rumo para aprimorar a eficácia e eficiência das atividades de comunicação interna”.
Entre os resultados apontados, a secretária de Comunicação comemora a disponibilidade que a maioria demonstrou em querer colaborar com o setor. “59,7% dos participantes da pesquisa sinalizou disposição para indicar ou mesmo atuar diretamente como correspondente ou multiplicador da Secom em sua unidade e outros 27,6% não descartam essa possibilidade”, observou Bernadeth Farias.
“São pessoas dispostas a não só reconhecer, captar e dar um tratamento básico nas informações para que transformemos em notícias, como até replicar nossas campanhas em seu local de trabalho”, observou Elton Tavares, coordenador de Jornalismo da Secom.
Além disso, 52% dos pesquisados são da área administrativa e 24% da área judicial, com mais de 93% lotados em Macapá ou Santana. “Com a ampliação de multiplicadores, esperamos ter mais adesão no interior em pesquisas futuras, principalmente com a realização de uma série de oficinas de Correspondente/Multiplicador e Comunicação Simples que estamos realizando em todo o estado”, observou Aloísio Menescal, que além de ver confirmada sua intuição e experiência no alcance aos profissionais lotados no interior, recentemente ministrou duas das oficinas de em Calçoene e Amapá.
Outro achado importante foram as preferências do público interno quanto aos canais de comunicação: 40,1% dos pesquisados prefere receber informações pelos grupos de WhatsApp; 27,3% pelo Portal do TJAP; 19,4% pelas redes sociais oficiais do Tribunal; 9,5% pela JudiciRádio; e apenas 3,6% por e-mail. “Apesar da importância e inevitabilidade do registro por escrito e a memória que ele representa, o e-mail nos surpreendeu como a ferramenta menos procurada para informação”, detalhou a secretária Bernadeth Farias.
Em relação a pautas de interesse, a pesquisa revelou que o foco na pauta judicial – julgamentos, sessões e orientações legais amplas – são a preferência tanto do público interno quanto externo, com 35,6% do público interno e diversas matérias com dezenas de milhares de acesso no portal (algumas ultrapassam 200 mil acessos).
“Ao mesmo tempo, o público interno tem mais interesse nas agendas institucionais (30,2%) do que de responsabilidade social (29,7%), o que contradiz a resposta do público externo – que acessa menos as matérias de agenda institucional –, o que deve influenciar nossa escolha e distribuição entre mídias e espaços do Portal, inclusive influenciou nosso esforço por revitalizar a Intranet”, comentou o servidor da Secom responsável pelo Núcleo de Pautas, Ivaldo Sousa.
Nas perguntas mais subjetivas, com indicação de experiências positivas com o trabalho de Comunicação Interna da Secom, os participantes da pesquisa fizeram muitos elogios ao trabalho da secretaria, com ênfase em uma comunicação rápida e acessível, na agilidade da atualização e na valorização dos servidores. Entre as propostas de melhoria, foi pedida uma segmentação mais precisa nos canais, ampliação de recursos visuais e interativos, além de investir em mecanismos para comunicação oficial com feedback imediato.
“O resultado demonstra que a Secretaria de Comunicação faz um trabalho eficiente na comunicação interna e já produziu avanços na agilidade, atualização e integração, mas ainda pode voltar esforços para investir em estratégias de segmentação de mensagens (dividir melhor o foco interno e externo), na participação dos servidores (interatividade com o conteúdo e mesmo contribuição com sua produção) e explorar a tecnologia para torná-la ainda mais relevante e inclusiva”, concluiu a secretária de Comunicação do TJAP, Bernadeth Farias.
Aloísio Menescal
Fonte da notícia: Tribunal de Justiça do Amapá - (TJAP)
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Data da notícia: 19 de mai. de 2025
Editor responsável: Professor Izio Masetti

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